O serviço de restauração de piso de madeira consiste em renovar a madeira deixando a mais bonita e recuperando o ar de novo. Para que isso seja possível é necessário a raspagem que remove acumulo de cera, resina antiga e possíveis resíduos que esteja sobre ela.
Ao raspar a madeira ela volta ao seu estado “cru” ficando vulnerável e podendo ser contaminada facilmente, por isso ao iniciar o serviço não é permitido circulação de pessoas. Ao transitar sobre o piso, além de impurezas através dos pés pode derramar substâncias que irão contaminar a madeira afetando todo o processo de restauração.
A contaminação pode criar manchas e até reação na resina que não irá seguir seu processo de secagem normalmente. Isso ocorre por ser um produto químico que em contato com outras químicas irá ter reação negativa não tendo o resultado desejado.
Para resolver tem que ser refeito todo o serviço de raspagem e ainda sim poderá não ser 100% caso a contaminação impregne na madeira. Por essa razão não é permitido que pessoas que não sejam da equipe de raspagem ande pelo local que está sendo restaurado.