Já citamos aqui a multifacetas do piso de madeira. Ele apresenta grande variedade em cores, texturas e veios pelos diversos tipos de madeira disponível para revestimento.
Além da diversidade da madeira, outro ponto alto desse piso é que ele também pode ter seu tom alterado através de uma pigmentação que irá clarear a madeira. Uma mudança simples, mas que transforma todo o visual do ambiente uma vez que tons claros dão sensação de amplitude e um ar clean para o espaço.
Para realizar o clareamento deve seguir todos os passos de uma restauração. Primeiro faz a raspagem para remover todos os resíduos e impurezas sobre o verniz antigo, faz o preenchimento das frestas entre uma madeira e outra e logo após a aplicação do pigmento clareador que irá fazer a mágica acontecer.
Para finalizar é aplicada a resina que dará o acabamento no piso de madeira, que recomenda-se ser à base de água para não criar reação e comprometer o serviço realizado.
Após o clareamento terá um piso totalmente renovado com uma cara diferente do antigo e caso haja arrependimentos na mudança, o piso pode ter sua cor original novamente apenas recebendo uma nova raspagem.